26 de maio de 2007

Laranja (,) Rosa

...Estou voltando pra casa, aqui no frio deste avião. Depois de tudo que passei, vivi, vi. Sabe aqueles momentos em que nos sentimos mínimos diante da gigantesca beleza da natureza?
...No passeio de barco, o pôr-do-sol, a luz alaranjada do fim do dia, e os óculos escuros, de lentes verdes. O vento na cara me tirava um pouco a visão, paramos. Não lembro ao certo porquê, mas paramos em frente a uma “prainha”, um banco de areia, laranja como o sol e como nós, laranjas. Uma árvore estava caída lá, com apenas parte de suas raízes no solo, viva, transbordando vida, como um corpo de luz, essa luz alaranjada de fim de dia. Todo aquele verde em volta, por incrível que pareça, era laranja. Aos pôr-dos-sois a árvore, o vento, o sol, a luz, nós, laranja.
...Anteontem estava sentada na rede da fazenda, depois de nadar a tarde toda com uma roupa apertada de neoprene nada melhor do que um descanso na rede, subi no redário que ficava numa parte mais alta da fazenda, as redes eram de couro artesanal e pareciam redes de janela, com aqueles losangos. Deitei em uma delas, virada de costas para onde estavam todos, sozinha, virada de frente para o pôr-do-sol. A paisagem não me lembro bem, mas sei que não era mais verde, era laranja. Eu também a essa altura era laranja
...Laranja como a rosa que vi hoje, do ônibus vindo para o aeroporto. Hoje era o nascer do sol, não mais o pôr. Era o nascer de novo, outra luz, nova. Agora o avião vai partir, estou voltando.Vejo lá embaixo agora com o sol a pino, não mais o nascer, não mais o pôr. E aquela rosa laranja não me sai não me sai da cabeça, e esse sentimento de voltar. Voltar diferente do que foi, do que fui, do que era. Mas nunca me esquecer do laranja daquela rosa, pude sentir o cheiro dela quando a vi de longe, cheirosa a rosa. Caprichosa.

Laranja, Rosa
Laranja Rosa
Rosa, Laranja
Rosa Laranja

Nenhum comentário: